O que é a Cia Xekmat


A Cia XEKMAT surgiu em 15 de outubro de 1990, da iniciativa dos arte-educadores Amauri de Oliveira e Roberto Isler, de formar uma companhia de teatro que fosse totalmente auto-suficiente; com seus próprios textos, temas, linguagens e modos de atuação, podendo levar o nome da cidade para toda a região, para a capital e todo o estado.


Pensando principalmente na qualidade dos espetáculos apresentados e unindo sempre a educação e a cultura a companhia criou histórias alegres e inesquecíveis.

Em seus anos de atuação mais 50 espetáculos foram montados, entre adultos e infantis, mais de uma centena de cidades, incluindo a grande São Paulo, participaram de seus projetos, incontáveis teatros, escolas, empresas, clubes, entidades, ongs, se tornaram clientes, gerações de pequenos espectadores cresceram assistindo aos espetáculos e participaram de suas aventuras.

Trabalha os mais diferentes projetos:  A escola vai ao teatro, O Teatro Vai à Escola, SIPAT, Teatro Empresa, Intervenções, contação de Histórias, Curos, Oficinas e Workshop, entre outros.

Seu projeto mais ambicioso, “A Casa Encantada”, local de difusão e, divulgação e fortalecimento da contação de histórias e resgate da tradição oral, completa no mesmo dia três anos de atividade e sucesso. Durante este tempo foram recebidas milhares de crianças em seu espaço mágico, encontros de educadores e contadores foram realizados, mais de 20 cursos de contação de histórias formaram centenas de contadores.

Cativando importantes parceiros nesta empreitada como Diretorias de Ensino de toda a região, Apeoesp, Sindicatos e Empresas, Secretarias de Cultura e Educação de todo o estado, ajudaram a melhorar dia a dia os projetos.

Atualmente, seus fundadores e diretores Amauri de Oliveira e Roberto Isler renovam o seu compromisso de levar cultura, educação e lazer, a preços populares, criando formas de socializar e difundir o teatro a crianças jovens e adultos.

Para este ano muitas novidades e projetos diferentes na cidade e em toda a região estão sendo planejados: Encontro Regional de Contadores de Histórias, abertura do Ponto de Leitura do Ministério da Cultura na Casa Encantada, estréia do espetáculo “Uma Certa menina Bonita...”, entre outros.

Os trabalhos e projetos já realizados podem ser vistos na Internet : www.ciaxekmat.blogspot.com, www.nacasaencantada.blogspot.com, www.encontraconto.blogspot.com

CIA XEKMAT: sejam bem vindos à Fantasia!