domingo, 3 de fevereiro de 2008

2008 com a Cia Xekmat


O ano de 2008 será o ano da maioridade da Cia Xekmat, quando ela estará completando 18 anos em outubro.
Entre muitos projetos a Cia Xekmat em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preparam mais de trinta projetos e ações para incentivar e popularizar a contação de histórias e a formação de novos contadores em nossa cidade e na região.
Nem bem o ano começa e Roberto Isler, um dos diretores da Cia Xekmat ficou por duas semanas em Araçatuba ministrando o curso Encanta Conto, pelas Oficinas Culturais do Estado, a educadores, professores, atore e contadores de histórias.
Além destes dois grandes eventos que movimentam o mundo da contação de histórias (O 3º encontro Regional e o 2º Encontro Nacional de Contadores de Histórias) a Cia Xekmat mantém durante todo o ano as visitas monitoradas à Casa Encantada, uma casa que foi totalmente modificada, adaptada com cenários temáticos onde vários contadores de histórias diferentes, contam e encantam. A Casa Encantada como fez em anos anteriores ainda promoverá cursos de formação de contadores de histórias, saraus de histórias, pesquisas da tradição oral entre outras.
Contação mensal nas bibliotecas, criação de um cadastro nacional de contadores, oficinas periódicas de técnicas de contação com profissionais de todo o Brasil, lançamento de um CD com Histórias Inéditas da Casa Encantada, já estão sendo planejadas.
Em abril a Cia Xekmat, estréia o espetáculo infantil “Ao pé da Letra – viagem ao mundo da leitura”, no Teatro Manoel Lyra. “Ao pé da Letra” é um espetáculo que mistura a ação teatral com técnicas de contação onde os famosos irmãos Pif e Paf, com muito humor e dinamismo, levam os jovens espectadores a uma viagem fantástica às histórias e contos.
Uma nova turma de elenco e técnica da Cia, para participar dos projetos, será escolhida após testes e oficinas no mês de fevereiro, criando novos profissionais na área teatral.
Entre tantas ações a Cia Xekmat, na figura de seu diretor Amauri de Oliveira, reafirma, neste ano especial, o seu compromisso de divulgar e popularizar a cultura nas suas mais diferentes manifestações, a toda à população.

Um comentário:

Unknown disse...

Amo a Cia Xekmat

de tdo meu coração sei q vcs vieram pra

vencer !!!!!!!!!!!!!!
PARABENS pelo sucesso.
SAUDADESSSSSSSSSSSSS