segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Prêmio Ponto de Leitura

A Casa Encanta, projeto pioneiro da Cia Xekmat de Santa Bárbara d’Oeste recebeu, nesta semana, o prêmio Ponto de Leitura, do Ministério da Cultura.

A Portaria que instituiu o concurso foi assinada pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira. A premiação consiste na entrega de kits que incluem acervo bibliográfico com 500 títulos, computador e mobiliário para as iniciativas vencedoras do concurso, as quais deverão fortalecer, estimular e fomentar a leitura. Os kits se destinam à renovação de acervos bibliográficos e de equipamentos que promovam o uso cultural de computadores e Internet.

A Casa Encantada, que completou este ano três anos de existência, é uma iniciativa da Cia Xekmat, através de seus diretores Amauri de Oliveira e Roberto Isler, é um espaço multicultural que tem como objetivo incentivar a leitura, a contação de histórias o resgate das tradições, entre outros.

Em seus anos de existência já recebeu milhares de crianças, jovens e adultos em visitas monitoradas, com contação de histórias feitas por profissionais da área, cursos e oficinas de formação de contadores, encontros regionais e nacionais de contadores, saraus, encontros de planejamento de educadores e ensaios abertos, tendo como parceiros secretarias de educação e de cultura da região, além de instituições sociais e unidades de ensino.

O Prêmio Ponto de Leitura vem recompensar os esforços da Cia Xekmat e Casa Encantada em resgatar, guardar e divulgar a tradição oral, estimular a contação de histórias, a leitura e a escrita, através do trabalho sério e constante.

Nenhum comentário: