sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

1º Fórum de Teatro de 2009

O primeiro Fórum Permanente de Teatro promovido pelos grupos de Teatro de Santa Bárbara d’Oeste de 2009 aconteceu no dia 27, na Secretaria de Cultura e Turismo.
Na oportunidade foram apresentadas várias reivindicações ao secretário, como a continuidade de projetos como Via Crucis, Santa Bárbara em Cena, Festival Estadual de Teatro, curso de teatro para crianças e seletivas municipais para o Mapa Cultural Paulista 2009/2010. Os representantes dos grupos pediram melhor divulgação dos eventos culturais, apoio na concessão de transporte para elenco e cenografia quando os grupos estiverem representando o município em mostras ou festivais; utilização de espaços públicos para realização de oficinas, ensaios e eventos; viabilização de oficinas para aprimoramento técnico e oficinas de produção teatral através de parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, entre outros itens.
O secretário de Cultura Paulo D’Elboux explicou que este será um ano difícil em conseqüência da queda na arrecadação do ICMS e que em virtude disso o prefeito Mário Heins pediu às Secretarias Municipais que reduzam os seus gastos em 15% como prevenção. D’Elboux pediu a compreensão de todos, disse que os projetos serão mantidos e ressaltou que vai buscar parcerias porque sua prioridade é fazer funcionar a Cultura. Inclusive já está encaminhando projetos para o PAC- Programa de Ação Cultural do Governo do Estado. O secretário de Cultura também conclamou os representantes dos grupos de teatro a participarem das discussões do Orçamento anual.
“A Secretaria de Cultura teve um orçamento de R$ 2,9 milhões em 2008 e para 2009 a previsão é de R$ 100 mil a menos. Vocês que estão organizados também precisam ter a preocupação de discutir e cobrar um melhor orçamento para a Cultura do município”, disse.
Finalizando, o secretário afirmou que está aberto a sugestões e críticas e reforçou o convite para a participação na eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura, cuja assembléia será realizada no próximo dia 5 de fevereiro na Secretaria de Cultura e Turismo.
Representando os Grupos de Teatro de Santa Bárbara, participaram do Fórum Permanente de Teatro na terça-feira: Almir Pugina (Secretaria de Cultura); Kélvis Germano (Grupo Travessia); Roberto Isler e Amauri de Oliveira (Cia Xekmat), Carolina Silva (Cia Elenco), Richardh Zucatelli e Marcos Franco (Cia Ello d´Arte), Lays Ramires e João Paulo Oliveira (Grupo Di Atus), Ray de Souza (Cia Elenco Associação Via Crucis) e Urbano Aranha (Grupo Pé de Cana).

Nenhum comentário: