sábado, 24 de outubro de 2015

CIA XEKMAT completa 25 anos


No último dia 15 de outubro, a Cia Xekmat, mais antiga companhia de teatro em atividade ininterrupta de Santa Bárbara d’Oeste, completou 25 anos de atividade e sucesso.
A Cia XEKMAT foi fundada em 15 de outubro de 1990, criada pelos arte-educadores Amauri de Oliveira e Roberto Isler. A idéia era formar uma companhia de teatro que fosse totalmente auto-suficiente; com seus próprios textos, temas, linguagens e modos de atuação, podendo levar o nome da cidade para toda a região, para a capital e todo o estado.
 Pensando principalmente na qualidade dos espetáculos apresentados e unindo sempre a educação e a cultura a companhia criou histórias alegres e inesquecíveis.
Em seus anos de atuação mais 70 espetáculos foram montados, entre adultos e infantis, mais de uma centena de cidades, incluindo a grande São Paulo, participaram de seus projetos, incontáveis teatros, escolas, empresas, clubes, entidades, ongs, se tornaram clientes, gerações de pequenos espectadores cresceram assistindo aos espetáculos e participaram de suas aventuras.
Espetáculos como:”Xi...a TV Pifou!”, “Quem atirou o pau no Gato?”, “Bombástica, Fragmentos de uma educação”, “Guerra dos Hormônios”, “Ora, ora, o Caapora”, “Assim surgiu Brasil”, “Nosso Jardim”, Aventuras Malasárticas”, “A Galinha dos Ovos de Ouro”,  “Menina Bonita” , “Nosso Jardim”, entre tantos outros que agora  fazem parte do imaginário de crianças, jovens e adultos.
Muitos espetáculo como “Toró de Histórias”, premiados e apoioados pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
Entre seus projetos destacam-se: “Teatrando”, curso livre de teatro que durante vários anos formou centenas de jovens atores e atrizes, acontecendo no Centro Cultural Léo Sallum e CEU das Artes e sempre encerrando-se com apresentação no Teatro Municipal, “Encanta Conto”, sessões mensais de contação de histórias nas bibliotecas públicas de Santa Bárbara, Nova Odessa e Iracemápolis, “Viajantes do Tempo”, com a interpretação da fundadora da cidade, Dona Margarida e do seu escravo Tobias no CEDOC da Fundação Romi e na Virada Cultural, onde sempre esteve presente.
Além destes destaca-se a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara d’Oeste, divulgando e apoiando a literatura com inúmeras atividades gratuitas.
Um dos projetos da Cia Xekmat: “A Casa Encantada”, coordenada pela contadora Renata de Paula, local de difusão e, divulgação e fortalecimento da contação de histórias e resgate da tradição oral, foi reconhecida como Ponto de Leitura do Ministério da Cultura no Programa Mais Cultura, Bibliotecas Vivas. Além disso, durante oito anos foram recebidas milhares de crianças em seu espaço mágico, encontros de educadores e contadores foram realizados, mais de 40 cursos e oficinas  de contação de histórias, confecção de material e técnicas diversas, formaram
centenas de contadores. Para o próximo ano a Casa Encantada está se mudando para outro espaço, maior e mais completo numa parceria com poder público e empresas.
Os Encontros Regionais e Nacionais de Contadores de histórias, coordenados pela Cia Xekmat tem se tornado referência entre os contadores de todo o Brasil, levando Santa Bárbara a ser considerada Capital Nacional da Contação de Histórias.
Neste ano em que completa 25 anos de atividade pela Cia Xekmat, projetos ambiciosos e de longo prazo: a “Confraria do Conto” e a “Roda Literária”
A “Confraria do Conto” é uma associação formada por contadores de histórias de dez cidades da região, unidos para o fortalecimento da atividade, qualificação e realização de novos projetos. Já se apresentaram em várias cidades da região e regularmente recebe convites para levar a contação e a narrativa oral para outros locais.
A “Roda Literária” forma e une novos escritores da cidade, realizando capacitações exercícios e a prática da literatura, além da criação de novos projetos de incentivo à leitura como o livro “Contos e Causos de Santa Bárbara” em parceria com a Secretaria de Cultura e a FLISB – Festa Literária de Santa Bárbara.
Atualmente, seus fundadores e diretores Amauri de Oliveira e Roberto Isler renovam o seu compromisso de levar teatro, educação e lazer, a preços populares, criando formas de socializar e difundir a cultura para crianças jovens e adultos.
Os trabalhos e projetos já realizados e as novidades que virão podem ser vistos na Internet e no facebook : www.ciaxekmat.blogspot.com, www.nacasaencantada.blogspot.com
Com  seus 25 anos a Cia Xekmat deixou de ser apenas mais uma companhia de teatro, reafirmando a sua vocação de ser uma promotora de oportunidades e eventos das mais diferentes vertentes culturais. E que venham muitos anos mais.

CIA XEKMAT: sejam bem vindos à Fantasia! 

Nenhum comentário: